A faixa etária mais impactada é a de 16 a 29 anos, que corresponde a 27% das vítimas, igualando-se ao percentual desse grupo na população. Entre os brasileiros com 60 anos ou mais, a proporção de vítimas é de 16%, mesmo que essa faixa etária represente 20% da população total.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 24% dos brasileiros foram alvos de crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, incluindo clonagem de cartões, fraudes na internet e invasões de contas bancárias.
Este levantamento, parte do Panorama Político 2024, é a maior investigação sobre o tema já realizada no Brasil, tendo entrevistado 21.808 pessoas em todas as 27 unidades da Federação entre os dias 5 e 28 de junho. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro média de 1,22 ponto percentual.
O estado de São Paulo se destaca como o mais afetado, com 30% dos entrevistados relatando perdas financeiras devido a fraudes online. O segundo estado com a maior incidência de vítimas é Mato Grosso, com 28%, seguido pelo Distrito Federal e Roraima, ambos com 27%, e Espírito Santo, que registra 26%.
Em contraste, o Ceará apresenta a menor taxa de incidência de golpes, com apenas 17%, seguido pelo Piauí, que registra 18%.
Além disso, a pesquisa indica que não existe um perfil específico para as vítimas de crimes cibernéticos, pois suas características socioeconômicas refletem aquelas da população em geral. Aproximadamente 51% das vítimas têm uma renda familiar de até dois salários mínimos, número próximo ao total da população brasileira, que é de 49%.
Faixa etária mais impactada