A agenda da senadora Zenaide Maia (PSD/RN), nesta sexta-feira (17), teve início na Governadoria, com a recepção do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em visita ao Rio Grande do Norte.
Durante o encontro com a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Walter Alves, o ex-deputado federal Rafael Motta, o professor Mário Gonçalez e secretários estaduais, foi reforçada a importância do projeto do Porto-indústria Verde para a geração de energia eólica offshore (no mar) e o desenvolvimento da matriz energética do Brasil.
“Todos os estudos mostram que o projeto do Porto-indústria Verde é estratégico e viável. Nada mais justo que ele seja construído aqui no Rio Grande do Norte, que é o maior produtor de energia eólica do país. O ministro também mostrou que o empreendimento não precisa ter a concorrência apenas de empresas internacionais, que a Petrobras pode perfeitamente investir nesse porto, até porque já criou uma diretoria e vai passar a investir em energia verde”, afirmou Zenaide.
O ministro se comprometeu em enviar o projeto para análise da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos e também ouviu os pleitos de melhorias e adequações do Porto de Natal.
“Somos o maior produtor de frutas do Brasil e nossa produção é exportada através do Ceará por falta de infraestrutura, então, o compromisso que o ministro tá assumindo junto ao Governo do Estado e todos nós e estudar a situação do porto para evitar que nossas frutas saiam do país por estados vizinhos, gerando mais custos aos produtores e não deixando divisas para o Rio Grande do Norte”, enfatizou a senadora.
Ainda pela manhã, a senadora acompanhou a visita técnica de Márcio França ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, com data de relicitação marcada para o próximo dia 19 de maio.
“Eu quero dizer ao povo do Rio Grande do Norte que eu vou estar presente, acompanhando os encaminhamentos dessa visita, não só aqui, mas em Brasília. Já temos o compromisso do empenho do ministro e nosso papel enquanto parlamentar é a defesa da política do desenvolvimento, gerando emprego e renda para todos”, garantiu.