Nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a instabilidade política que se instalou na Bolívia e disse que está lutando para que a democracia prevaleça no país e que “o golpe nunca deu certo”.
Lula respondeu às perguntas da imprensa dizendo que solicitou informações ao Itamaraty sobre o assunto e espera um retorno. O petista afirma que antes de declarar algo “que não acontece”, é importante ter certeza da situação na nação vizinha.
“Eu quero informações. Eu pedi para o ministro Mauro [Vieira, das Relações Exteriores] ligar para a Bolívia, ligar para o presidente [boliviano], ligar para o embaixador brasileiro, pra a gente ter certeza, pra ter uma posição. Mas, como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina, golpe nunca deu certo”, disse Lula.
Segundo apurado pelo portal g1, o presidente Lula convocou o assessor especial Celso Amorim e o chanceler Mauro Vieira para uma reunião nesta tarde sobre a possível tentativa de golpe de Estado no país sul-americano.