Equipamento tem previsão de entrada em funcionamento em novembro e vai permitir uma redução em torno de 25% no consumo de energia da instituição
A Neoenergia Cosern e a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer assinaram na tarde desta terça-feira (13) um Termo de Cooperação Técnica para instalação de uma usina solar com capacidade 26,46 kWp (kilo-Watt-Pico), suficiente para gerar cerca de 40 MWh/ano e que vai permitir uma redução em torno de 25% no consumo de energia da instituição, localizada no bairro de Barro Vermelho, em Natal.
A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e é mais uma parceria da Neoenergia com a instituições que prestam serviços sociais relevantes nos estados de atuação das distribuidoras do Grupo.
A estimativa é que o equipamento entre em funcionamento em novembro.
A cerimônia contou com a presença do Diretor Presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, do Superintendente de Relacionamento com Clientes da distribuidora, Júlio Giraldi, da representante da Diretoria de Relações Institucionais da Neoenergia no RN, Karine Severo, do fundador e presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Campos, além de colaboradores das duas instituições.
Durante a assinatura, Márcio Caires Vasconcelos parabenizou a Casa Durval Paiva pelo trabalho desenvolvido junto às crianças e famílias atendidas há 27 anos e lembrou de outros momentos em que a Neoenergia Cosern já foi parceira da instituição.
“Iniciativas como essa reafirmam nosso propósito de continuar construindo, a cada dia, de forma colaborativa, um modelo de negócio alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressaltou Márcio Caires.
“Estamos muito felizes em colaborar com uma causa tão nobre como a da Casa”, concluiu o Diretor Presidente.
“Estamos muito agradecidos ao Grupo Neoenergia por ter essa sensibilidade de instalar uma usina solar na Casa Durval Paiva e que essa iniciativa sirva de exemplo para que outras instituições possam proporcionar melhores dias às nossas crianças”, disse Rilder Campos.
Números de Eficiência Energética em 2021
Em 2021, a Neoenergia Cosern aplicou R$ 9,8 milhões no seu Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, beneficiando cerca de 20 mil clientes baixa renda, 916 edificações e 115 municípios potiguares.
A distribuidora também substituiu 161 mil lâmpadas ineficientes por LED em comunidades baixa renda, prédios públicos e em sistema de iluminação pública, além de instalar quatro sistemas de geração de energia solar em prédios públicos de Apodi, Baraúna e Upanema, na região Oeste, e no prédio do Comando do Distrito Naval, em Natal.
A Neoenergia Cosern também doou 161 câmaras de armazenamento de vacinas aos municípios potiguares e ao Governo do Estado e concedeu R$ 48 mil em descontos nas contas por meio do projeto Vale Luz, que recolheu 206 toneladas de resíduos recicláveis, além de instalar 4,6 mil lâmpadas no prédio do SENAI e outras 22.600 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).