Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do RN, o projeto de lei de Francisco do PT que reconhece como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do RN a Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, em Acari. Sanção da lei será realizada pela governadora Fátima Bezerra dentro das festividades de emancipação política do município.
Por meio de decreto emitido pela Santa Sé, o Papa Francisco tornou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia uma Basílica Menor, sendo a primeira do Rio Grande do Norte.
“O título concedido pelo Papa é em razão da história, da arquitetura e da relevância da Igreja para o povo do sertão potiguar. Segundo pesquisadores, a devoção a Nossa Senhora da Guia remonta ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas. Tradicionalmente, a festa da padroeira é realizada no período de 5 a 15 de agosto e atrai centenas de devotos locais e visitantes”, ressalta o parlamentar autor da lei.
Francisco do PT acrescenta que as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice.
“Podemos dizer que a cultura engloba todas as formas de expressão do homem e da mulher: o sentir, o agir, o pensar, o fazer, bem como as relações entre os seres humanos e destes com o meio ambiente. A partir dessa definição, podemos afirmar que uma instituição tão antiga, importante e representativa, como a agora Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia deve ser reconhecida como Patrimônio Cultural Histórico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte”, justifica.