“Com volume de água abaixo de 10%, reservatórios do Seridó seguram até maio”, alerta deputado Francisco do PT durante audiência
Bastante representativa, audiência pública que tratou da questão hídrica do Seridó contou com presença de parlamentares e gestores das esferas municipal, estadual e federal, além de representações sindicais, associações, igrejas, movimentos, dentre outros. Realizado em Jardim do Seridó, evento foi proposto pelo deputado estadual Francisco do PT, membro da Frente Parlamentar das Águas.
“Essa audiência é de extrema importância, pois os reservatórios do Seridó estão praticamente dentro do volume morto, então precisamos urgente encontrar alternativas para que, caso o abastecimento de água entre em colapso, quais as alternativas para garantir a segurança hídrica da região?”, alertou o deputado Francisco do PT.
O secretário estadual de Recursos Hídricos, Paulo Varella elencou a cartela de obras em andamento na região do Seridó, destacando a Barragem de Oiticica, cuja previsão é de que até o final deste ano seja concluída. Além disso, Varella atualizou sobre a restauração da Barragem Passagem das Trairas, e o Projeto Seridó que, segundo ele, será concluida em meados de 2025. “será a solução”.
O diretor-presidente da CAERN, Roberto Sérgio pontuou que todos os esforços estão sendo feitos para que sejam viabilizadas alternativas a curto prazo para que o Seridó não sofra com o desabastecimento de água enquanto as obras estruturantes não são concluídas.
Presentes o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divaneide Basilio e os deputados Adjuto Dias e Neilton Diogénes, além dos representantes do senador Styvenson Valentim, da deputada federal Natália Bonavides e General Girão.
Com auditório lotado, também presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários estadual e municipais, representações da CODEVASF, DNOCS, CEAPAC, ADESE, FETARN, EMPARN, IGARN, Comitê da Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Movimento dos atingidos pela Barragem de Oiticica, dentre outros.