Câmara Municipal de Currais Novos desenvolverá projeto Câmara Mirim em 2023

O projeto Câmara Mirim, que já é realidade em alguns municípios do Rio Grande do Norte e do Brasil, será realidade também em Currais Novos. A proposta é do vereador Mattson Ranier e conta com o apoio do atual presidente Cleyber Trajano e de toda mesa diretora.

A proposta tem o intuito de integrar as escolas com o poder legislativo do município. Cada instituição de ensino (público e privada) poderá eleger seu representante (entre 12 e 13 anos) para o cargo de vereador mirim, os escolhidos terão mandatos durante o ano letivo e poderão levar pleitos da comunidade escolar e de interesse da população em geral para as sessões do projeto.

As eleições de cada escola serão regidas por um edital a ser publicado antes do início de cada ano letivo, além de ter acompanhamento de uma comissão de servidores da Câmara Municipal, que participarão do processo para auxiliar essas escolas e seus gestores.

“É uma forma de integrar esses jovens com o papel do vereador, algo que fizemos muito bem nesses dois primeiros anos e que agora ganhará uma ferramenta fundamental que é o apoio institucional e oficial da Câmara Municipal de Currais Novos.” afirmou o vereador Mattson.

Vale salientar que cada instituição de ensino poderá receber palestras e oficinas para que as crianças e adolescentes conheçam a estrutura da gestão pública como um todo, além de poder visitar a Câmara Municipal para melhorar ainda mais a experiência de cada estudante.

Este projeto deverá ser lido e passará pelo crivo dos demais vereadores nas primeiras sessões de fevereiro de 2023.

Facebook
WhatsApp