FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS COM CISTERNAS NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS

O Governo do RN assinou hoje (29) convênio com o Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) para construção de 30 cisternas para armazenamento de água.

As cisternas, que irão beneficiar famílias na zona rural de Currais Novos, tem capacidade de 16 mil litros cada, volume suficiente para o abastecimento de uma família com seis pessoas durante o período de um ano.

Os recursos, no valor de R$ 200 mil, são do Orçamento Geral do Estado destinado por emenda parlamentar do deputado Francisco Medeiros.

“Este é um programa dos mais importantes para o homem do campo no semiárido. Infelizmente foi praticamente desativado pelo Governo Federal nos últimos três anos. Tem tecnologia simples, as cisternas são construídas pelas próprias famílias, que recebem treinamento para isso, e têm sua eficiência e durabilidade comprovadas”, afirmou a governadora.

A governadora acrescentou que a cisterna possibilita a permanência das famílias na comunidade, garante água de boa qualidade para o consumo humano, além de melhorar a saúde da família, principalmente das mulheres.

A escolha das famílias a serem beneficiadas de acordo com o prefeito Odon Junior, será feita em reunião plenária com as comunidades que irá indicar onde serão construídas as cisternas.

“Agradeço ao Governo do Estado que é sensível à pauta das águas pelo atendimento aos núcleos familiares. E isto é muito importante também neste momento diante da perspectiva de bom inverno. Nós da Prefeitura vamos já realizar uma plenária para o povo eleger as três comunidades que irão receber, cada uma, as cisternas”, explicou.

Também participaram da assinatura do convênio o secretário de Estado do Gabinete Civil, Raimundo Alves; e os vereadores de Currais Novos, Mattson Ranier e Jorian Santos.

Na ocasião, a governadora Fátima recebeu a comenda Guarani, em reconhecimento e gratidão aos relevantes serviços prestados em defesa e promoção da literatura e cultura do povo e do município de Currais Novos. A comenda foi concedida pelos organizadores do Primeiro Festival Literário Currais-novense (FLIC), Mattson Ranier e João Gustavo.

Facebook
WhatsApp