Hospital de Currais Novos alcança marca de 600 cirurgias realizadas em 100 dias

Unidade de saúde é parte da rede Sesap e conta com parceria da UFRN em programa de residência

O programa de cirurgias do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue avançando no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (21) o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho (HRMC), em Currais Novos, alcançou a marca de 600 procedimentos realizados, em um período de 100 dias, dentro do “Mais Cirurgias, Mais Saúde”.

A unidade de saúde localizada no Seridó atendeu pessoas de todo o estado que há tempos aguardavam por uma cirurgia de média ou alta complexidade, sendo o hospital público que mais realizou nesse período.

“Chegar a 600 cirurgias neste espaço de tempo mostra a capacidade da rede pública de saúde em ser resolutiva, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos. É um número para se celebrar, especialmente porque representa um benefício grande para a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

O Hospital Mariano Coelho ofertou nesses 100 dias as mais diversas especialidades em cirurgias, incluindo até procedimentos complexos, que envolvem até videolaparoscopia.

“Essas pessoas há muito tempo aguardavam cirurgia e isso só foi possível pelo empenho de toda a equipe do hospital, em uma parceria importante com o Governo e a Sesap; estamos muito felizes com o resultado e esperamos avançar mais em 2022”, ressaltou Ligia Oliveira, diretora geral do HRMC.

Além do programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, o Hospital Regional de Currais Novos ainda atua em forte parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A UFRN conta com uma residência médica em cirurgia geral na cidade seridoense, por meio da Escola Multicampi de Ciências Médicas.

O Mais Cirurgias, Mais Saúde registrou, até agora, mais de três mil cirurgias realizadas nos últimos três meses. A estimativa é de que o programa chegue a investir R$ 18 milhões na realização de procedimentos, que no momento ocorrem em 17 unidades de saúde da rede pública no RN.

Facebook
WhatsApp