Foto: Neoenergia Cosern/divulgação
Objetivo é minimizar defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do sistema elétrico
A Neoenergia Cosern intensificou a operação especial de lavagem da rede elétrica em dez municípios das regiões Oeste e Costa Branca (Mossoró, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Grossos, Carnaubais, Tibau, Macau, Guamaré e Pendências).
Nesta terça-feira (7), a operação se estendeu para os municípios de Pedra Grande (praia de Enxu Queimado), São Miguel do Gostoso (Praia do Marco) e Caiçara do Norte.
A lavagem da rede elétrica, que é uma das várias ações da “Operação Verão” da distribuidora (realizada entre julho e o final do carnaval), é feita sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.
De setembro até agora, a concessionária já utilizou mais de 642 mil litros de água desmineralizada para lavar cerca de 36 mil estruturas (entre cabos, isoladores, transformadores e subestações).
“O objetivo da lavagem é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do nosso sistema elétrico”, explica Luiz José Queiroz, Superintendente de Operações da Neoenergia Cosern.
“Ressaltamos que o Dprocedimento só pode ser feito pelos técnicos da concessionária, seguindo todos os procedimentos de segurança, e reforçamos o alerta para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica”, lembra Luiz José.
Como é feita a lavagem da rede elétrica
A lavagem é feita com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia. Para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente.