Com recorde de equipes e mais de 2.000 atletas confirmados, a Copa Jorge Guimarães tem início nesta quinta-feira (29) em Currais Novos, com a 28ª edição de uma das principais competições de vôlei do interior do Brasil. Serão nove categorias disputadas em mais de dez quadras do município, que viverá neste ano a maior de todas as edições já realizadas.
Neste fim de semana, os jogos seguem até o dia 1º de setembro com as categorias: sub-13 e sub-14 (feminino) sub-15 (feminino e masculino), sub-16 (feminino), sub-17 (feminino e masculino) e sub-19 (feminino e masculino). A segunda etapa, por sua vez, será realizada entre 13 e 15 de setembro, nas categorias Sub-21 (masculino), Adulto (feminino e masculino) Master 35+ (feminino e masculino) e 45+ (masculino).
Segundo Afrânio Aurélio, idealizador e organizador do torneio, para esta edição de 2024 estão previstas 152 equipes de 7 estados do Nordeste. Ao todo, serão mais de 2.000 atletas, 400 técnicos, 60 árbitros e toda uma estrutura de recursos humanos e logísticos para o evento.
“Estamos muito felizes em organizar mais uma edição da Copa Jorge Guimarães em Currais Novos, uma competição que ganhou ares nacionais e a cada ano tem quebrado recordes de atletas e de participantes. A Copa Jorge Guimarães é um exemplo de inovação esportiva e competitividade, visto que muitos jovens atletas que alçaram grandes voos no voleibol do Nordeste passaram pela Copa Jorge Guimarães”, explica Afrânio.
Para este ano, as disputas continuarão sendo transmitidas pela internet (veja mais no fim do texto) e os duelos poderão ser acompanhados no ginásio através de uma pulseira. A organização reforça que é importante esse controle para identificar quem é o torcedor que acompanha as centenas de partidas que vão ocorrer, trazendo segurança para o evento. Estudantes de escolas públicas de Currais Novos terão entrada gratuita.
Os jogos contarão com segurança privada e equipe médica. Haverá ingressos à venda para todos os jogos.
Em 2024, estão previstos mais de 350 jogos de voleibol durante toda a competição movimentação de pelo menos 6.000 pessoas em Currais Novos. Além disso, o organizador Afrânio Aurélio aponta ainda os impactos econômicos para a cidade, com movimentação financeira na ordem de R$ 3 milhões.
“Uma competição como essa movimenta o setor de hoteis e pousadas, supermercados, farmácias, lojas de calçados e roupas, enfim, toda a cadeia econômica e produtiva de Currais Novos é impactada positivamente com o evento. Vale salientar ainda que muitos pais e mães vêm de outras cidades para nosso município. Sem contar no apoio logístico: são pelo menos 60 árbitros, 100 funcionários, staff. Toda essa gente movimenta dinheiro na nossa cidade, gerando um ciclo virtuoso para o esporte e para Currais Novos”, acrescenta.
Competidores e público em geral podem acompanhar os resultados da competição através do site oficial do torneio (http://cnbv.voleibol.esp.br/jogos.asp). As partidas realizadas no Palácio dos Esportes, principal praça esportiva do campeonato, terão transmissão ao vivo no YouTube.
28ª EDIÇÃO DA COPA JORGE GUIMARÃES EM NÚMEROS
- 357 jogos
- 152 equipes
- 2.600 pessoas envolvidas
- 2.000 atletas
- 400 técnicos
- 60 árbitros
- 100 profissionais staff
- 6.000 pessoas na cidade de 7 estados do Nordeste
- R$ 3,5 milhões de movimentação econômica em Currais Novos (nas duas etapas)