Concurso PC PE tem banca e cronograma definidos; edital este ano!

Foto: Reprodução
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que o Cebraspe será a banca organizadora do novo concurso PC PE (Polícia Civil ), com 445 vagas. O anúncio foi feito em vídeo publicado nas redes sociais.

Como organizador do concurso, o Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas, por exemplo.

Raquel Lyra também revelou o cronograma previsto para publicação do edital e aplicação das provas do concurso. Veja:

publicação do edital: 15 de dezembro de 2023;
aplicação das provas: 25 de fevereiro de 2024.
“No dia 15 de dezembro sai o edital, a empresa que vai fazer o concurso da Polícia Civil é a Cebraspe. E no dia 25 de fevereiro é a prova. Agora é com vocês. Agora é só estudar”, disse a governadora.

O concurso PC PE terá oferta de 445 vagas distribuídas entre as seguintes carreiras:

45 vagas para delegado;
250 vagas para agente; e
150 vagas para escrivão.
Todas têm como requisito o nível superior e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B. No caso específico do delegado, é preciso ter bacharelado em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.

Os salários atuais não foram informados. Além da Polícia Civil, o governo de Pernambuco prepara outros concursos para a área de Segurança Pública.

Há aval para preenchimento de 2.700 vagas na Polícia Militar e 660 no Corpo de Bombeiros. Nesse caso, a banca organizadora dos concursos será o Instituto AOCP. Os editais estão previstos para novembro e as provas para janeiro.

As autorizações oficiais para os concursos Segurança PE foram publicadas no Diário Oficial de 1º de agosto. No entanto, a governadora Raquel Lyra já tinha adiantado sobre o aval no dia 31 de julho, durante a cerimônia de lançamento do programa “Juntos pela Segurança”.

Último concurso PC PE foi aberto em 2016
A Polícia Civil de Pernambuco realizou o seu último concurso em 2016. A banca organizadora também foi o Cebraspe.

Na época, a oferta foi de 650 vagas, sendo 100 para delegado, 50 para escrivão e 500 para agente de polícia. As remunerações chegavam a R$12.229,81, já contando com as gratificações.

O concurso foi composto por provas objetiva, discursiva, de capacidade física, avaliação psicológica, exame médico, investigação social e curso de formação. Para o cargo de escrivão, houve também aplicação de um exame prático de digitação.

As provas objetivas do último concurso PC PE, para os cargos de agente e escrivão, foram compostas por 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 Específicos.

Em Conhecimentos Gerais foram cobradas questões de Língua Portuguesa e Noções de Informática.

Já em Conhecimentos Específicos foram cobradas Noções de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Penal e de Direito Processual Penal.

A disciplina de Atualidades foi exigida somente na prova discursiva. Na ocasião, os candidatos tiveram que escrever um texto dissertativo, de até 30 linhas.

Que tal treinar seus conhecimentos com questões que já foram aplicadas no concurso PC PE? Confira aqui!

Para o cargo de delegado, a prova de Conhecimentos Específicos foi sobre:

Medicina Legal;
Criminologia;
Legislação Estadual;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Civil e Empresarial;
Direito Tributário;
Direito Ambiental; e
Direito Eleitoral.
No teste de aptidão física (TAF), os candidatos do último concurso PC PE tiveram que realizar os exercícios de:

flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
impulsão horizontal;
natação; e
corrida de 12 minutos.

Facebook
WhatsApp