Nova parabólica digital chega às famílias de baixa renda com 20 estações de rádio gratuitas, trazendo música, notícias e entretenimento
O bom e velho rádio continua sendo o xodó da casa para muitas famílias, um companheiro que oferece aquela trilha sonora perfeita e muita informação ali, à beira do fogão, ou durante a faxina. Sejam jovens ou idosos, seus ouvintes são pessoas que apreciam a nostalgia e a praticidade que esse meio de comunicação proporciona. O que muita gente não sabe é que existe a possibilidade de ouvir rádio também pela TV, por meio da nova parabólica digital.
Entre os mais de 80 canais oferecidos, pelo menos 20 são de rádios, com uma qualidade de som melhor do que o bom e velho radinho de pilha. E de graça. Há opções de gêneros musicais, de notícias e as estações religiosas. A lista é grande, e tem opções como Bandeirantes, Band News FM, Jovem Pan News, Aparecida News, Rádio Gospel, Rede Life Brasil e Saudade FM.
Para aproveitar essa experiência, é preciso substituir a parabólica convencional pela nova parabólica digital. Isso porque os equipamentos antigos deixarão de funcionar em breve, mas antes disso, poderão sofrer interferências, ruídos e chiados, até ter o sinal interrompido após a chegada da tecnologia 5G. Famílias de baixa renda, inscritas em algum programa social do Governo Federal, podem ter direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital, desde que tenham a parabólica antiga instalada e funcionando.
A mudança
A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital está sendo feita pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e responsável por oferecer o serviço de migração das parabólicas em todo o país, sem qualquer custo. A mudança acontece devido à chegada da tecnologia 5G, que vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C). Assim, a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá trocar seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.
A costureira Gerusa Souza, 55 anos, moradora do bairro Abolição IV, em Mossoró/RN, é ouvinte de programas de rádio, mas não sabia que poderia acompanhar tudo pela televisão também. “Em nossa casa a parabólica digital foi instalada. Fiquei muito satisfeita com a instalação e, agora, sabendo que posso ouvir programa de rádio pela TV é ainda mais gratificante”, comemora.
Gerusa Souza faz parte do grupo de mais de 780 mil beneficiários que fizeram o agendamento e a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. Quem quiser saber se também tem direito a receber o equipamento deve entrar no site sigaantenado.com.br e informar o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Outra opção é ligar para 0800 729 2404.