O Rio Grande do Norte está com representante potiguar no Estágio de preparação de jornalistas e assessores de imprensa em área de conflito. O jornalista Rafael Araújo, de 27 anos, desembarcou nesta semana no estado do Rio de Janeiro após ser selecionado pelo Exército Brasileiro para participar da capacitação proporcionada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), nas instalações militares do estado carioca.
Durante os cinco dias de estágio nas instalações CCOPAB, o jornalista potiguar e outros 22 profissionais de comunicação de todo país receberão instruções teóricas e práticas sobre a atuação em área de conflito como guerras, ações humanitárias e outras ações que são administradas pela Organização das Nações Unidas.
“Essa é uma oportunidade ímpar, principalmente para um jornalista como eu. Vir ao Rio de Janeiro, participar dessa capacitação com jornalistas de todo Brasil é um divisor de águas na minha carreira. Além do conhecimento pessoal, a troca de experiência com outros profissionais do país é enriquecedor”, afirmou o jornalista.
A capacitação já acontece desde 2007, na base do Exército do Rio de Janeiro. O curso proporciona conhecimento sobre as noções básicas de segurança, sobrevivência e proteção dos profissionais da comunicação que trabalham ou trabalharão em áreas de conflito.
Com experiência em redações de TV, rádio e assessoria de imprensa no RN, o jornalista destaca que o estágio soma a trajetória profissional iniciada em 2015. “A expectativa é usufruir ao máximo a estrutura proporcionada durante toda permanência no curso. Como jornalista, poder aprender com quem tem uma bagagem nesse tipo de atuação é de grande importância. Além, claro, de ser uma capacitação que faz diferença durante a carreira. É através dessa experiência que também posso expandir o conhecimento e os objetivos da minha carreira que tá apenas começando”.
Dentro da programação Exército, Marinha, Aeronáutica e outros órgãos federais apresentam através de representantes que atuam com a comunicação das instituições mecanismos e materiais produzidos pelas instituições. O objetivo é mostrar as possibilidades de atuação do profissional no Brasil ou fora do país.
Jornalista potiguar participa de capacitação do exército no RJ
Facebook
WhatsApp