Alunos do IFRN Campus Currais Novos participam de intercâmbio internacional

Os alunos Daniel Vitor e Flávia Lissandra estão em Bogotá, na Colômbia, participando do Passaporte IFRN, programa de mobilidade internacional de discentes coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais – ASERI viabilizado pelos Editais 06 e 07/2022-PROEN/IFRN.

Esses editais buscam ampliar a participação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN no contexto internacional por meio do estímulo à mobilidade internacional acadêmica discente que está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O aluno Daniel Vitor cursa o 7º período do Curso Superior de Licenciatura em Química, no Campus Currais Novos, e foi contemplado pelo edital 06/2022-PROEN/IFRN para cursar um semestre inteiro na Universidade Pedagógica Nacional – UPN da Colômbio.

Aluna Mobilidade Internacional Avião

Além do conhecimento acadêmico, a imersão em outra língua, a exploração de novos lugares, com ênfase na natureza, Vitor destaca a importância da troca cultural entre os membros da mobilidade internacional, “em meio aos compartilhamentos de realidades, multiculturas e nacionalidades da UPN, criamos laços de amizades com outros membros da bolsa de mobilidade internacional vindos de outros países”.

Para a aluna do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimento do Campus Currais Novos, Flávia Lissandra, essa vivência está sendo uma experiência única. Lissandra é participante do projeto de extensão “Intercâmbio Virtual: conectando culturas” do Campus Currais Novos, coordenado pela professora Janaína Oliveira, e foi contemplada pelo Edital 07/2022-PROEN/IFRN e vai ficar na Colômbia no período de 5 a 16 de junho.

“Desde a nossa chegada ao país estamos praticando o idioma, o que me dá mais confiança na comunicação. É muito mais fácil aprender na prática quando se está em contato direto com a cultura. Fomos agraciados com uma recepção calorosa e profissionais dispostos a nos fazer sentir em casa, está sendo uma experiência única e inesquecível!”, afirmou a discente.

A importância da internacionalização do IFRN

Para a professora Janaína Oliveira, a internacionalização do IFRN é de extrema importância, pois proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar uma educação globalizada, ampliando seus horizontes e fortalecendo suas habilidades interculturais. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, promovendo parcerias com instituições renomadas e estimulando a inovação. A internacionalização também fortalece a reputação e visibilidade do IFRN, colocando-o em destaque tanto nacional quanto internacionalmente.

Foto

Sobre a experiência cultural destacada pelos alunos com ênfase na imersão em outra língua, a professora Janaína nos explica a importância da aprendizagem de outra língua. “As línguas estrangeiras são consideradas uma ferramenta importante para a formação cidadã, porque colocam os alunos em contato com outras maneiras de pensar e de se comportar frente a diferentes aspectos culturais. Quando entramos em contato com outras culturas, nos é exigido um certo nível de confronto com nossa própria cultura. Descobrimos novas maneiras de pensar, de agir e de viver. Isso ajuda na criatividade, impulsiona o desenvolvimento cognitivo e a empatia. E, paradoxalmente, diante do contraponto com o que vem do outro, findamos por aprender mais sobre nós mesmos. Saímos maiores do que entramos, mais ricos intelectualmente, mais flexíveis, mais tolerantes”, explicou a docente.

A presença dos Assessores de Relações Internacionais nos diversos campi é fundamental para capilarizar as ações da internacionalização. Em consequência temos a democratização do acesso às oportunidades pelos alunos, independentemente do campus em que se encontram. Outros alunos que desejem participar desse tipo de ação devem sempre acompanhar as notícias relacionadas à internacionalização no portal do IFRN ou procurar o assessor de relações internacionais do Campus.

Facebook
WhatsApp