Projeto do Instituto Neoenergia e SAVE Brasil pode transformar RN em santuário ecológico de aves migratórias

Reconhecimento internacional é fruto do Projeto Flyways Brasil, parceria do Instituto Neoenergia com a SAVE Brasil desde 2015

O Rio Grande do Norte poderá ser reconhecido, nos próximos dias, como área internacional da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN). Através do Projeto Flyways Brasil, uma parceria do Instituto Neoenergia com a SAVE Brasil, parte do litoral potiguar será identificada como um santuário ecológico com estímulo ao fortalecimento de políticas públicas visando a conservação dos ecossistemas locais.

Em 2022, foram contabilizadas, pelo Flyways Brasil, cerca de 26 mil aves limícolas de 19 espécies, sendo 15 delas migratórias e cinco consideradas ameaçadas de extinção pelo governo brasileiro. O projeto, apoiado pelo Instituto desde 2015, tem como objetivo assegurar a conservação das aves limícolas migratórias e seus habitats, contribuindo para a preservação das espécies em nível hemisférico.

“O Flyways é o projeto mais antigo do Instituto Neoenergia em atividade e realiza um trabalho importante de conservação de espécies migratórias e seus habitats no litoral potiguar. Os censos trazem informações muito importantes sobre a incidência e comportamento das aves limícolas da região, incentivando o fortalecimento de políticas públicas de conservação da complexa rede de ecossistemas locais. É uma iniciativa transformadora, que preza pelo engajamento da população e a educação ambiental, assim como o estímulo ao turismo sustentável nesse santuário ecológico”, destaca a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.

Semana do Meio Ambiente
Até a próxima terça-feira (6), o Instituto Neoenergia irá promover uma série de atividades no litoral do Rio Grande do Norte, em parceria com a SAVE Brasil, por meio do projeto Flyways Brasil. A iniciativa vem reforçar o envolvimento do Instituto e da Neoenergia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

As atividades vão acontecer em Galinhos, Guamaré e Macau, além da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Ponta do Tubarão, em Diogo Lopes. A programação prevê ações sociais educativas e de conscientização destinadas às comunidades locais, incluindo trilhas com observação de aves, oficinas de artesanato, limpeza das praias, cinema ao ar livre e palestras.

O projeto Flyways Brasil acontece em um dos estados mais emblemáticos para a Neoenergia, empresa pioneira no Brasil em energias renováveis e transição energética. Foi no Rio Grande do Norte onde a companhia começou a operar, há mais de 20 anos, o primeiro parque eólico do grupo no Brasil, no município de Rio do Fogo. O objetivo desta ação na Semana do Meio Ambiente é impulsionar pautas básicas da Neoenergia e do Instituto: a luta contra as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e do meio ambiente e a preservação do patrimônio natural.

Confira a programação:

RDS – Ponta do Tubarão (Diogo Lopes)
2 de junho
7h30: Trilha dos Olheiros – observação de fauna;
9h30: Oficina de artesanato – construção de placas de madeira.
3 de junho
7h: Limpeza da praia;
19h: Cinema do Mar.

Guamaré
5 de junho
8h: Oficina de artesanato;
14h: Oficina de artesanato.
6 de junho
8h: Palestra “Viajando com as Aves Limícolas”;
14h: Cinema do Mar;
19h: Cinema do Mar.

Fotos: Divulgação/Instituto Neoenergia

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Facebook
WhatsApp